Agora é preciso se adequar o quanto antes, a tempo de sua empresa não ser autuada pela ANPD, acionada na justiça por um advogado ou um cliente mais atento.
Mas, não se engane. As multas e outras sanções não são os únicos riscos por trás da não adequação à LGPD. Claro, essas situações são, muitas vezes, as que mais chamam a atenção do empresário e de suas lideranças. Mas, quem trabalha com a tecnologia conhece os outros riscos envolvidos na não atualização aos protocolos da legislação. Afinal, além da transparência, estamos falando também de segurança e de evitar incidentes cibernéticos como vazamentos de dados e invasões.
Como começar a adequação à LGPD (mesmo que tardia)
A empresa que deseja se adequar à LGPD agora precisa começar de fora para dentro. Isto é, blindar-se contra a exposição de qualquer tipo de vulnerabilidade ou não conformidade. Isso não significa burlar a lei, mas sim cumpri-la, começando pelos pontos mais críticos, que podem levar a autuações.
Com o tempo, a empresa se adequa, também, por dentro. Ou seja, se torna capaz de cumprir com suas obrigações diante da lei e evitar eventuais incidentes de segurança. Isso inclui tanto invasões no ambiente digital como não conformidades na infraestrutura, como servidores expostos e acessíveis, falta de câmeras de segurança, entre outros, a depender do negócio, sua atividade, porte e outros fatores.
No que você precisa pensar
O empresário precisa se resguardar e proteger a imagem do negócio. Uma autuação pela ANPD não é algo fácil de resolver. A multa, inclusive, é um dos menores problemas.
Publicamente, a imagem da empresa é manchada, potencialmente para sempre. Pode ser que sua empresa seja obrigada a se retratar publicamente, admitindo que não cumpre com a LGPD. Sua empresa pode ser impedida de tratar dados pessoais, o que efetivamente significa parar as atividades enquanto as não conformidades não forem resolvidas.
E isso é só a ponta do iceberg. Felizmente, a adequação é um caminho mais fácil e seguro. E econômico também, por que não? O empresário que pensou que a não adequação era um caminho fácil, que seria algo a ser postergado, e que a legislação “não vingaria”, se enganou, e agora pode enfrentar custos muito mais altos que aqueles da adequação, tanto em termos de multas pela ANPD quanto de processos iniciados por clientes e advogados.
Adeque-se à LGPD com o apoio da RGM
A situação não é nada menos que grave, e não há porque mentir ou aliviar a realidade. A única saída é a adequação, e você pode realizá-la em etapas, de fora para dentro, conforme seu orçamento permitir. Até mesmo quanto ao DPO, existe uma solução alternativa: o DPO as a Service.
Ao invés de custear a formação do seu próprio DPO, uma empresa especializada pode oferecer alguém com experiência e expertise para ocupar essa função, como é o caso da RGM.
Entre em contato conosco. Vamos analisar a situação da sua empresa e recomendar as ações mais urgentes para garantir que sua empresa esteja protegida e em conformidade com a lei o quanto antes.