Por que um CRM é essencial e os desafios de implantação

Crm - RGM Tecnologia da Informação

Tópicos do artigo

Implementar um CRM é fundamental para qualquer empresa que deseja ter um relacionamento sólido e lucrativo com seus clientes, mas como fazer isso e quais são os desafios dessa implementação?

Banner Horizontal Teste Lgpd - RGM Tecnologia da Informação

Um rápido overview sobre o CRM

CRM é a sigla para Customer Relationship Management. Em tradução livre, é a gestão de relacionamento com o cliente. Em suma, se refere a um conjunto de práticas, tecnologias e estratégias voltadas para a manutenção do relacionamento com sua carteira de clientes, de forma totalmente produtiva e organizada.

Sabe aquela planilha com sua carteira de clientes? É hora de aposentá-la e investir em um sistema CRM.

O CRM permite armazenar as informações principais sobre seus clientes, seu histórico de consumo na empresa, origem (como ele chegou até você) e vários outros dados igualmente relevantes para suas estratégias de relacionamento e fidelização.

Desde que os clientes te deem o consentimento, você poderá ter essas informações registradas. Elas deverão, em sua maioria, ser informadas pelo próprio cliente em formulários, páginas de captura ou contato direto. Será preciso descrever como a empresa utilizará as informações dos clientes e o porquê, caso contrário, o negócio estará esbarrando nas limitações da LGPD, que deve entrar em vigor nos próximos meses.

Benefícios e Desafios na implantação do CRM

Implantar um sistema CRM na sua empresa é algo definitivamente vantajoso. Essa poderosa ferramenta permitirá que a equipe atue em uníssono, com as informações dos clientes devidamente centralizadas em uma plataforma, o que permite sua utilização com integridade e de forma atualizada.

O CRM permite acompanhar o comportamento dos seus leads, o estágio do funil em que eles se encontram e, dependendo do sistema, pode até fornecer insights e recomendações sobre as próximas ações que você deveria adotar.

Tarefas repetitivas podem ser automatizadas sem dificuldades, o que permite um melhor acompanhamento dos resultados e dos leads.

Os desafios são relacionados à adaptação. Uma equipe comercial ou de atendimento que não possui o hábito de utilizar um sistema para consultar e armazenar informações pode se sentir deslocada no começo. Por isso, é preciso capacitar todas as partes que irão atuar com o CRM e desenvolver um planejamento que faça a transição ser gradual e tranquila.

Produtividade refletida em resultados

Ao permitir um acompanhamento dinâmico e em tempo real da jornada do seu lead pelo funil de vendas, entender seus interesses e ter acesso a informações atualizadas, seu time poupa tempo e energia que seriam direcionados à captação e atualização de informações de forma manual, bem como toda a gestão do lead e do funil de vendas.

Com um CRM, até as conversas são melhor direcionadas e se tornam mais pessoais, pois o time de vendas e relacionamento possui as informações devidamente registradas e pode abordar o cliente do jeito que ele mais gosta. É mais fácil ter uma conversa de valor e, caso haja espaço, sugerir um novo produto ou serviço que vai de encontro com o que seu cliente precisa naquele momento.

O mesmo vale para os leads, embora a abordagem seja diferente.

O CRM não é um ERP. Apesar das informações dos leads e clientes serem concentradas em uma única fonte, esses dados são mais úteis para as áreas de vendas, relacionamento e suporte. Trata-se de um sistema que facilita na criação de estratégias de captação, retenção e satisfação dos clientes de maneira ágil e prática. Portanto, não confunda essas duas ferramentas.

A RGM ajuda você a implantar um CRM sem dificuldades. Entre em contato conosco, vamos conversar sobre sua empresa e conhecer as possibilidades para seu negócio.

Quer ajuda para adequar sua empresa à LGPD?

Veja o que separamos sobre LGPD para você