Os erros que os advogados não podem cometer na adequação de clientes à LGPD

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A adequação à LGPD representa uma grande oportunidade comercial para escritórios de advocacia. 

Além do óbvio ganho financeiro que poderá ser obtido com mais essa oferta de serviços, existe a entrega de um valor agregado muito maior por parte do empreendimento. Para aproveitá-lo, porém, é necessário fugir dos erros que podem minar a percepção do cliente diante das suas intenções. 

Vamos entender como a LGPD pode ser uma faca de dois gumes para o seu escritório de advocacia e, juntos, descobrir o que fazer para que seu escritório receba novas oportunidades?

Os erros que seu escritório de advocacia não pode cometer na oferta de adequação à LGPD

  • Prometer a adequação sem possuir força de trabalho e conhecimentos técnicos, jurídicos e operacionais;
  • Indicar parceiros sem a experiência necessária para adequar seus clientes;
  • Se basear puramente na oferta de adequação dos seus concorrentes, sem compreender as limitações e forças dos outros escritórios de advocacia;
  • Replicar os mesmos conhecimentos jurídicos de LGPD, independentemente do segmento, porte e outras características do seu cliente;
  • Deixar esta página sem entrar em contato com a RGM Tecnologia para receber a ajuda que seu escritório de advocacia precisa.

A adequação à LGPD como serviço do seu escritório de advocacia

Todas as empresas do Brasil precisam se adequar à LGPD de uma maneira ou outra. Cada negócio possui suas próprias particularidades, que determinam o escopo dessa adequação e definem os processos a serem executados pela consultoria especializada em LGPD.

Porém, muitos escritórios de advocacia enxergaram a oportunidade de levar a adequação aos seus clientes desde o ano passado. Como profundos conhecedores da legislação e suas possíveis interpretações, os advogados se posicionaram como peças estratégicas no futuro dos negócios brasileiros – e com toda razão. Por isso, inúmeros clientes buscaram seus serviços antes que fosse tarde demais.

É verdade que muitas empresas esperaram o prazo para a adequação acabar e, somente “quando a ficha caiu”, recorreram a parceiros jurídicos para cuidar do assunto. A questão aqui não é julgar o comportamento correto ou incorreto por parte dos clientes em termos de prazos, mas sim o que é mais vantajoso para eles e para os escritórios de advocacia envolvidos.

O problema na oferta de adequação à LGPD de muitos escritórios de advocacia

A Lei Geral de Proteção de Dados pode ser uma especialidade do advogado, sem problema nenhum. A questão é SE o escritório de advocacia terá braços (leia força de trabalho) para dar conta da adequação para além do escopo jurídico da lei.

Muitos escritórios de advocacia chegaram prometendo aos seus clientes que cuidariam do processo de adequação e deram orientações precisas sobre como o processo deveria funcionar. O problema é que, para muitos desses clientes, a expectativa era que isso substituísse a consultoria de adequação, que envolve as frentes técnica, jurídica e de processos.

Não é difícil de imaginar que vários clientes de escritórios de advocacia já se surpreenderam ou irão se surpreender após a descoberta de que somente a adequação na frente jurídica não é suficiente. Claro, blindar a empresa de fora para dentro é importante, mas é necessário “arrumar a casa” para gerar conformidade. Do contrário, é apenas um trabalho “para inglês ver”.

E temos certeza que os advogados sabem disso e já buscaram opções para oferecer uma adequação mais completa. Porém, nem sempre tudo ocorre como o planejado, e no final, o prejudicado pode ser o cliente. É aí que mora o grande problema…

A percepção do cliente pode ser um grande aliado e um oponente formidável

Há duas possíveis conclusões para um cliente que acaba por não estar adequado à LGPD, após contratar os serviços de um escritório de advocacia para fazê-lo… A primeira é imaginar que o escritório agiu de má-fé e vendeu um serviço incompleto. Já a segunda coloca seu escritório em uma posição de amadorismo, pois o cliente julga que você, apesar de ser um excelente advogado, não cumpriu o que propôs pela falta de conhecimento técnico e operacional.

Em ambos os casos seu escritório de advocacia termina com a reputação manchada. Ninguém quer isso!

O que é possível fazer para ofertar o serviço correto aos seus clientes?

A relação entre um cliente e um advogado funciona à base de confiança. Se o advogado recomenda algo, é porque isso será muito importante para seu cliente. Ao mesmo tempo, fica difícil assumir o compromisso de recomendar uma consultoria de LGPD, por exemplo, e atrelar seu nome a um serviço cuja qualidade você não conhece.

Esse pensamento passou pela mente de toda a equipe da RGM Tecnologia porque, ainda que tenhamos toda a capacidade técnica e operacional para adequar nossos clientes, precisávamos de parceiros com a expertise jurídica. E simplesmente sugerir que advogados nos recomendassem não parecia certo. Uma parceria precisa ser vantajosa para ambas as partes, certo?

Foi aí que desenvolvemos nosso modelo de parceria para adequação à LGPD, onde os escritórios parceiros têm muito a ganhar.

Cobrimos todas as necessidades dos seus clientes nas esferas técnica e operacional, enquanto você cuida da parte jurídica.

Como funciona a parceria?

Basicamente, você continua oferecendo seus serviços de adequação à LGPD na esfera jurídica. O que muda é que não é preciso parar por aí. Em paralelo ao seu trabalho, nós atuamos dentro da empresa do seu cliente para garantir que a adequação dele seja completa – algo que nenhum escritório de advocacia é capaz de fazer por conta própria.

Seu escritório de advocacia gera ainda mais valor para seus serviços, seu cliente estará adequado à LGPD e todos ganham.

A parceria segue o modelo Value Added Reseller (VAR) 

Em livre tradução, significa “revenda com valor agregado”. Nosso objetivo é somar ao que você já entrega aos seus clientes em termos de LGPD, valorizando seu escritório e os serviços da RGM, possibilitando, assim, ganhos para todos os lados. 

Tudo será definido em contrato 

As responsabilidades, direitos, custos e ganhos de cada lado serão explicitados para garantir que possamos desfrutar dos benefícios de nossa atuação conjunta.

Quem é a RGM?

No mercado de Tecnologia da Informação desde 1995, a RGM possui uma filosofia de trabalho consistente e fundamentada, com o objetivo de entregar soluções de TI para o setor público e privado em todas as regiões do Brasil.

Desenvolvemos um framework completo para adequar nossos clientes à LGPD de forma prática e completa. Com nossas soluções exclusivas, somos capazes de oferecer uma adequação com previsibilidade, por etapas e que vai de encontro com o orçamento disponível dos clientes. Somos especialistas em LGPD e temos um leque de soluções, incluindo consultoria, para facilitar a vida dos nossos clientes – e também dos seus.

Quer ajuda para adequar sua empresa à LGPD?

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