Por que softwares antigos, piratas e descontinuados são um convite a hackers?

Hacker - RGM Tecnologia da Informação

Tópicos do artigo

O desconhecimento sobre o perigo que algumas ações geram nos nossos computadores, notebooks, tablets e smartphones, é  bem grande. Às vezes, pequenas ações que para nós são insignificantes, são exatamente as que trazem hackers para dentro de nossos sistema. Softwares antigos, piratas e até suas versões descontinuadas: Por que isso gera falhas em nossos sistemas de segurança? 

Venha conosco para um artigo extremamente valioso, que não te deixará mais à mercê de crimes cibernéticos. Vamos lá! 

Softwares antigos e descontinuados não acompanham a evolução

Para falar a verdade, mesmo que não fosse problemático ter esses tipos de programas, não valeria a pena. Softwares antigos e descontinuados não acompanham a evolução do mundo digital, sua dinamização on-time. 

Vamos supor que você baixou um game cracked na internet… Excelente opção de baixo custo usado por muitos. Ainda não entramos no mérito de brechas na segurança de seu sistema, ok? 

Será que, mesmo se houvesse segurança, valeria a pena ter esses softwares em nossos computadores? Não! Pois esses sistemas não acompanharão a evolução do mundo digital e não terão a possibilidade de atualizações de seu sistema.

A falta de atualização gera problemas

Quando um software não tem as devidas atualizações feitas, ele fica defasado no quesito segurança. Imagine que hackers estudam diversos sistemas e encontram brechas. Aí vem os engenheiros digitais e constroem avanços que acabam com essas brechas. 

Mas e se você não faz as atualizações pois está com um software antigo, pirata ou descontinuado? Isso significa que aquelas brechas ainda continuam vigentes para que crimes cibernéticos aconteçam com maior facilidade. 

Programas piratas podem conter vírus

Para além da questão descrita acima, muita gente costuma cometer outro erro ainda mais perigoso. Baixar software pirata no mundo digital! Por que não devemos fazer isso? 

Quando baixamos esses tipos de arquivos, geralmente as chances deles virem infectados se tornam enormes. Na realidade, muitos compartilham esses softwares crackeados com esse intuito: hackear o seu computador. 

Por isso, pense muito bem antes de instalar um arquivo pirata em seu computador.  Um dos motivos de não ser nada seguro baixar um software pirata, é exatamente das intenções maléficas por trás desse “compartilhamento gratuito”. 

Alguns desses programas precisa desativar antivirus para instalar

Sabe quando tudo se torna ainda mais suspeito e perigoso? Quando os bons agentes que compartilham esses arquivos (geralmente zipados e em hospedagens suspeitas) e você começa a instalar após o download, você perceberá que será preciso desativar seu antivírus. Bem estranho não é mesmo? 

É exatamente nesses momentos que os softwares antigos, descontinuados ou piratas se aproveitam para servir de “cavalo de tróia” e hospedar todo tipo de vírus.

Quais são os crimes cometidos por hackers? 

Para você que está se perguntando o que esses hackers pensam em ganhar quando invadem seu computador, podemos te dar uma dica na lista abaixo.

O que hackers roubam de seu computador através de softwares antigos ou piratas:

  • Dados pessoais
  • Cartões de crédito e débito
  • fotos íntimas
  • Expor conversas 
  • Expor negócios
  • Monitorar ações
  • ter acesso a conta bancária
  • Entre outros.

Percebeu como é bem perigoso deixar brechas no sistema de seu computador? A melhor maneira caso você tenha que usar cotidianamente determinado software, é que você o compra por meio legal em sua revendedora oficial.
Portanto, evite fazer download de softwares antigos, piratas e descontinuados porque eles costumam deixar brechas usadas por hackers. Evite também, fazer downloads desses arquivos em seu computador, muito menos caso precise desativar seu antivírus.

Quer ajuda para adequar sua empresa à LGPD?

Veja o que separamos sobre LGPD para você