Entenda a relação entre Gestão de TI e Cloud computing

Gestão de TI

A gestão de TI e o Cloud Computing devem andar lado a lado em uma empresa. Com isso, você tem alta escalabilidade de trabalho sem precisar furar os bolsos. A computação em nuvem é flexível, expansível e você pode usá-la como quiser, de acordo com a demanda do seu negócio.

O que faz do Cloud Computing essencial

Segurança, escalabilidade e economia são alguns dos motivos principais pelos quais o Cloud Computing vem ganhando destaque nas organizações mundo afora. Existem inúmeras razões, na verdade, mas vale destacar aquelas que mais mexem com o dia a dia do empresário, que precisa de alto poder de processamento, mas não quer investir em tanta estrutura fixa. Até porque, negócios vêm e vão, e é sempre bom poder remodelar tudo sem precisar gastar demais.

Além disso, hoje os dados são muito valiosos, sendo alguns dos principais recursos de uma empresa. É com base neles que decisões importantes são tomadas, e coletar, armazenar e analisar todas essas informações requer uma grande infraestrutura de TI. Isso é complexo e chega a ser irreal para muitas companhias, especialmente as de médio e pequeno porte, que não possuem tantos recursos.

Logo, o caminho ideal para essas empresas é investir na computação em nuvem, não só para armazenar arquivos, mas também para desenvolver soluções e gerir negócios.

Se antes era necessário ter uma estrutura robusta para administrar todos os dados localmente, hoje a virtualização tomou conta de grande parte dos negócios pelo mundo, que optam por soluções mais ágeis, dinâmicas e flexíveis. A área de TI deixa, então, de ser meramente uma figura de suporte para se tornar uma área mais focada em análise e consulta, ao mesmo tempo que elimina o alto investimento em estrutura local e atualização de equipamentos físicos.

Essa é a relação entre Cloud Computing e Gestão Estratégica de TI. A última só se faz possível com o uso da primeira. Do contrário, dificilmente haverá a possibilidade do empresário e das lideranças administrarem seus negócios com o mesmo nível de precisão e dinamismo.

Os principais benefícios 

Quanto aos benefícios da gestão estratégica de TI aliada à computação em nuvem, o ponto a destacar é que, ao contar com soluções e recursos tecnológicos em cloud, os gestores e/ou diretores terão a sua preocupação transferida apenas para a análise dos resultados.

Entenda de uma vez por todas que a computação em nuvem dá ao negócio um imenso poder de processamento de dados. Prever demandas e antecipar problemas são questões que a cloud computing tornou possível a todos sem a necessidade de investimento em super computadores.

Em termos práticos, são as suas tomadas de decisão que mais serão favorecidas, pois ao embasá-las em dados reais e precisos, é certo de suas definições têm muito a ganhar.

Por fim, cabe salientar que, dentro deste contexto, as ferramentas de Big Data, Business Intelligence e Business Analytics estão diretamente associadas ao gerenciamento do negócio: todas elas são oferecidas por meio da cloud computing!

Esperamos que este artigo sobre a relação entre a gestão estratégica de TI e a computação em nuvem tenha lhe agradado. Se sim, não deixe de conferir o que é cloud migrator e como utilizá-lo!

Quer ajuda para adequar sua empresa à LGPD?

Veja o que separamos sobre LGPD para você