LGPD em vigor, mas não me adequei, e agora?

Lgpd - RGM Tecnologia da Informação

Calma, você ainda não receberá sanções por conta da LGPD, que já está em vigor. Mas, é bom ter atenção, pois sua empresa poderá ser alvo de ações legais.

Por muito tempo, a LGPD foi tema de discussões. Surgiram rumores de quando ela entraria em vigor, mas a falta de clareza nas informações, somada à recente pandemia do Coronavírus, que ainda assola o planeta, geraram uma espécie de resistência por parte de muitos empresários pelo Brasil.

Aqueles que não se adequaram às boas práticas da LGPD nos últimos dois anos, tiveram tempo de sobra para fazê-lo. Contudo, por algum motivo, não o fizeram. Por não haver certeza de como a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) será formada, fica difícil entender como será a supervisão, a orientação e as aplicação de sanções às empresas que descumprirem as novas regras. Afinal, a ANPD é um elemento central da nova lei.

E tem mais: as multas aplicadas pela ANPD às empresas que descumprirem a lei ficaram para agosto de 2021. Aproximadamente onze meses a partir da data de publicação deste post. Pode parecer algo “tranquilo”, mas é bom se preparar. Afinal, isso não impede que sua empresa seja alvo de ações judiciais oriundas de outras autoridades, especialmente no que tange à proteção do direito do consumidor.

Agora que a LGPD está em vigor, o que eu posso fazer para me adequar o quanto antes?

Não existe saída mágica para essa situação. Foram dois anos, até um pouco mais, até a lei entrar em vigor. Quem resistiu durante este período, agora precisa correr atrás do prejuízo e buscar consultoria especializada para realizar o tratamento de dados pessoais de maneira adequada.

A melhor maneira de se adaptar às regras da LGPD é com o apoio de uma empresa especializada em tecnologia da informação, em segurança digital e proteção de dados, e que oferece soluções robustas para criar um ambiente de negócios mais produtivo.

A RGM, por exemplo, faz tudo isso. Temos um serviço específico para a adequação à LGPD, que envolve uma análise completa de como você utiliza os dados de seus clientes, suas necessidades e traça um plano de ação que se adequa ao seu orçamento, cotando as soluções mais eficazes de acordo com seu perfil.

Se adaptar é fundamental. Não dá para postergar ainda mais ou simplesmente negligenciar a forma como os dados dos seus clientes, parceiros e colegas serão tratados pela empresa. É natural que você encare todo esse processo como mais uma burocracia que trará despesas ao caixa da empresa. Afinal, estamos todos passando por um momento difícil. Mas, investir nessa segurança e adequação agora te protege contra eventuais problemas, ações e multas que, caso você não se adapte, eventualmente chegarão.

Conte com a RGM para se adaptar à nova lei!

Estamos aqui para te ajudar. Unimos tecnologia de ponta, profissionais altamente qualificados e as soluções mais poderosas do mercado para entregar a você a conformidade e as ferramentas que você precisa para alcançar seus objetivos como empresa. Com nosso apoio, você terá maior integração nos negócios, poderá aumentar os níveis de produtividade, fortalecer a segurança da sua estrutura tecnológica e muito mais.

Conheça nosso portfólio de serviços e saiba como podemos desenvolver um planejamento ideal para você e sua empresa estarem em conformidade com a LGPD.