Gestão de TI além da tecnologia – o poder da educação

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Quando falamos em Gestão de TI, automaticamente pensamos em tecnologia. Sim, a infraestrutura faz parte do processo, mas é preciso ir mais além para garantir a melhor gestão da tecnologia da sua empresa, englobando processos e pessoas nisso.

A Gestão de TI em uma história curta e muito real

É sexta-feira. Seus funcionários já estão pensando no que farão no sábado e no domingo. Chega uma tarefa importante, mas faltam poucas horas para o fim do expediente.

O Robson, que está encarregado de começar a tarefa e passar para o departamento seguinte. Ele sabe que existe um procedimento a ser cumprido, mas acredita que terá de ficar alguns minutos depois do horário. O que ele faz: ignora as boas práticas e segue o meio mais rápido de concluir sua parte na tarefa. Termina antes do horário e vai para casa.

O fim de semana passa, todos voltam a trabalhar na segunda-feira, e a Júlia, que tem o papel de seguir com a tarefa, faz seu trabalho normalmente. Ela percebe que algumas informações ficaram faltando na etapa anterior. Mas, como julga que não é responsabilidade dela, dá seguimento no trabalho e envia para o próximo responsável.

E assim por diante. O que eles talvez não saibam é que, no caso de alguma coisa ruim acontecer, todos serão responsabilizados. A partir do momento que você encontra um problema, mas não fala dele para seus superiores ou quem tem o poder de resolvê-lo, se torna parte da situação.

É como saber que existe risco de acontecer um incêndio, mas não tomar as medidas para impedi-lo de acontecer. A Gestão de TI envolve conhecer os riscos e criar um plano para mitigá-los, garantindo a continuidade dos negócios.

A importância das boas práticas na Gestão de TI

Quando falamos em boas práticas, é imprescindível que todos os colaboradores conheçam as políticas de trabalho. Eles devem saber como realizar as tarefas e precisam fazê-las com bastante rigor, respeitando cada etapa e o tempo para sua realização. Devem entender, também, as consequências de erros e de pular etapas de segurança propositalmente. É preciso eliminar a ideia de que o trabalho é de cada um.

Conhecer os impactos positivos e negativos do seu trabalho, dependendo da maneira como você o realiza, é fundamental para que o colaborador compreenda o seu papel dentro da organização, tanto como um indivíduo quanto como parte de um todo. Isso fortalece a relação entre empresa e colaborador, enquanto também funciona como um lembrete diário de que realizar o trabalho corretamente é imprescindível.

É aí que está o poder da educação na Gestão de TI: orientar e garantir que todos estejam a par do que é preciso ser feito para evitar problemas.

No final, a Gestão de TI vai muito além de entender sua tecnologia e direcionar as melhores soluções à sua empresa. É também uma questão de compreender as limitações do seu negócio, os gargalos dos processos e os riscos às suas atividades. O trabalho não pode parar, e seja por uma crise externa, um agente interno, uma ameaça digital, um sabotador ou mesmo acidentes de trabalho, é necessário ter um plano de continuidade de negócios. A criação desse plano depende de uma mapeamento completo das vulnerabilidades, da estrutura e das operações do negócio.

A partir daí, podemos sugerir as melhores possibilidades para sua empresa. Mas, o controle continua sendo seu. Sempre. É você, diretor, líder de projeto ou dono do negócio, que irá bater o martelo e dizer “é isso que eu quero”. Nosso trabalho é estratégico, consultivo, preventivo e corretivo. A ação depende também da sua colaboração.

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