Adequação à LGPD de fora para dentro – como funciona, na prática?

Why Is Data Protection Important 1024x683 - RGM Tecnologia da Informação

Se sua empresa ainda não se adequou à LGPD, saiba que ainda é possível fazê-lo. A questão é que essa adequação deverá acontecer de maneira estratégica, considerando as principais falhas da empresa e garantindo que o processo aconteça “de fora para dentro”.

Em outras palavras, a ideia é blindar sua empresa contra olhos curiosos e a fiscalização, deixando claro que você está em processo de adequação e fazendo o que é necessário para alcançar patamares satisfatórios de segurança, proteção e transparência de dados.

Adequação à LGPD de fora para dentro? Como assim?

A empresa que deseja se adequar à LGPD agora precisa começar de fora para dentro. Isto é, blindar-se contra a exposição de qualquer tipo de vulnerabilidade ou não conformidade. Isso não significa burlar a lei, mas sim cumpri-la, começando pelos pontos mais críticos, que podem levar a autuações.

Com o tempo, a empresa se adequa, também, por dentro. Ou seja, se torna capaz de cumprir com suas obrigações diante da lei e evitar eventuais incidentes de segurança. Isso inclui tanto invasões no ambiente digital como não conformidades na infraestrutura, como servidores expostos e acessíveis, falta de câmeras de segurança, entre outros, a depender do negócio, sua atividade, porte e outros fatores.

O que será preciso considerar?

O empresário precisa se resguardar e proteger a imagem do negócio. Uma autuação pela ANPD não é algo fácil de resolver. A multa, inclusive, é um dos menores problemas.

Publicamente, a imagem da empresa é manchada, potencialmente para sempre. Pode ser que sua empresa seja obrigada a se retratar publicamente, admitindo que não cumpre com a LGPD. Sua empresa pode ser impedida de tratar dados pessoais, o que efetivamente significa parar as atividades enquanto as não conformidades não forem resolvidas.

E isso é só a ponta do iceberg. Felizmente, a adequação é um caminho mais fácil e seguro. E econômico também, por que não? O empresário que pensou que a não adequação era um caminho fácil, que seria algo a ser postergado, e que a legislação “não vingaria”, se enganou, e agora pode enfrentar custos muito mais altos que aqueles da adequação, tanto em termos de multas pela ANPD quanto de processos iniciados por clientes e advogados.

Adeque-se à LGPD com o apoio da RGM

A situação não é nada menos que grave, e não há porque mentir ou aliviar a realidade. A única saída é a adequação, e você pode realizá-la em etapas, de fora para dentro, conforme seu orçamento permitir. Até mesmo quanto ao DPO, existe uma solução alternativa: o DPO as a Service.

Ao invés de custear a formação do seu próprio DPO, uma empresa especializada pode oferecer alguém com experiência e expertise para ocupar essa função, como é o caso da RGM.

Entre em contato conosco. Vamos analisar a situação da sua empresa e recomendar as ações mais urgentes para garantir que sua empresa esteja protegida e em conformidade com a lei o quanto antes.

Quer ajuda para adequar sua empresa à LGPD?

Veja o que separamos sobre LGPD para você