ERP e CRM são duas ferramentas indispensáveis para qualquer empresa que deseja alcançar novos níveis de produtividade e satisfação do cliente hoje, mas qual a diferença entre essas duas siglas, afinal?
Ambos são necessário para aprimorar os processos de trabalho da empresa, porém, cada um funciona à sua maneira e colabora com diferentes áreas e formas no negócio. ENtender o grau de colaboração de cada uma dessas plataformas na sua empresa é importante. Por isso, recomendamos que você leia nosso artigo que fala especificamente do CRM e sua implantação, vantagens e desafios. Assim, você terá uma noção muito mais clara da função desse sistema e do impacto das mudanças na sua forma de trabalhar.
ERP e CRM são bem diferentes!
A diferença é bastante simples. Como você pode entender em nosso post anterior, o CRM é uma ferramenta de Customer Relationship Management, em tradução livre, Gestão do Relacionamento com o Cliente. É voltada para a gestão do funil de vendas, acompanhamento de leads, maior compreensão sobre a carteira de clientes e seu histórico de consumo, manutenção de relacionamentos e para garantir a satisfação do cliente, bem como criar programas de fidelidade e outras estratégias.
O ERP é bem diferente, ele não tem conexão direta com as vendas. A sigla representa Enterprise Resource Planning, o que deixa claro que se trata de uma ferramenta para planejar a utilização de recursos da empresa e tornar esse uso mais estratégico, gerando produtividade e assertividade durante todos os processos.
Um ERP facilita a comunicação da empresa, conectando os fluxos de informação e tornando os processos mais fluidos, simples e eficientes, o que eliminar gargalos e garante maior qualidade durante todo o trabalho, culminando em um resultado final superior.
Integração do conhecimento organizacional e simplificação de processos
Dessa forma, todas as áreas da empresa recebem as informações em tempo real e atualizadas. Se o RH precisa calcular a folha de pagamento dos colaboradores, o financeiro recebe essa informação e já dá início no processo de pagamento. Os procedimentos são automatizados e poupam recursos valiosos para a empresa, principalmente o tempo dos colaboradores, além de garantir maior precisão no trabalho e mais agilidade.
Há quem pense que o custo inicial de implantar um ERP é alto demais. Contudo, a implantação do sistema permite que a empresa economize em várias frentes e tenha um desempenho superior em tarefas rotineiras, o que justifica esse custo.
Ter um ERP e CRM na empresa faz toda a diferença. A automatização de tarefas rotineiras do time de vendas e de atribuições dos demais setores da empresa permite um trabalho mais estratégico, onde os colaboradores podem se aprimorar de verdade, não ficando presos à mesma rotina, sem espaço para aprender a resolver novos desafios que poderão surgir conforme o crescimento da empresa.
Além disso, a contratação de mais funcionários e consequente crescimento da equipe não significa que o trabalho vá fluir melhor. Sem uma organização para os processos e um fluxo de trabalho prático, onde todos entendem suas atribuições e o impacto das suas ações em cadeia, os mesmos gargalos burocráticos continuarão surgindo, levando a empresa a um ciclo de contratações, demissões e tentativas de reestruturar processos, sem sucesso.
Geração de relatórios e análise de dados
ERP e CRM contam com a possibilidade de gerar relatórios, o que facilita a análise de dados e a tomada de decisões por parte das lideranças e demais funções competentes.
Ter essas ferramentas em mãos garante à empresa um controle maior sobre as operações, além de ser uma vantagem importante diante da concorrência. Se o seu trabalho é melhor estruturado e mais ágil, você tem tudo que precisa para atender os clientes da melhor maneira possível. Com o CRM, garante um relacionamento pessoal, assertivo e duradouro, com o ERP, promove os resultados que seus clientes esperam.
Claro, a necessidade de ambas ferramentas depende de uma série de fatores. Sua empresa precisa disso nesse momento? O ERP e o CRM devem ser implantados ao mesmo tempo?
Essas e outras perguntas podem ser respondidas mediante uma análise detalhada do seu negócio, que irá avaliar suas necessidades e contribuir com possíveis ações, tanto preventivas quanto corretivas, para garantir a continuidade dos seus negócios. Esse é um dos trabalhos que a RGM faz.
A RGM ajuda você a implantar sistemas sem dificuldades. Entre em contato conosco, vamos conversar sobre sua empresa e conhecer as possibilidades para seu negócio.