Como um CRM otimiza o tempo da sua equipe de vendas?

- RGM Tecnologia da Informação

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Um CRM tem o poder de facilitar a gestão da sua equipe de vendas e garantir maior autonomia aos vendedores.

O relacionamento com o cliente é uma das chaves para o sucesso de qualquer empresa, seja ela prestadora de serviços ou focada na comercialização de produtos.

Apesar da romantização do papel das empresas e do objetivo de cada uma, um negócio precisa vender. Mas, as vendas devem ser acompanhadas. É necessário entender a jornada do cliente e as oportunidades de venda, antes, durante e após a sua realização.

Mas, fazer tudo isso manualmente requer um esforço hercúleo por parte da equipe de vendas, que perde bastante tempo e energia com tarefas que poderiam ser automatizadas com um CRM.

Como o CRM otimiza o tempo da sua equipe de vendas?

O CRM melhora o relacionamento com os clientes ativos, além de possibilitar o acompanhamento da sua satisfação.

Quando se faz uso de um CRM, as negociações envolvendo a manutenção, a comercialização e a venda dos produtos se tornam mais organizadas, o que potencializa a gestão estratégica da sua equipe de vendas. Além disso, você e sua equipe irão compreender melhor seus clientes e oportunidades, entendendo suas dores e necessidades urgentes, o que permite uma tomada de decisão mais assertiva e pontual.

Isso pode resultar em um aumento de produtividade e de fidelidade, neste último caso, em relação aos clientes..

O sistema cria na equipe de vendedores a necessidade de receber e registrar feedbacks contínuos, e estes dados podem ser usados para definir planos de ação.

Além disso, o CRM também potencializa o aumento do ticket médio dos clientes, enquanto permite que os vendedores conheçam o histórico de consumo dos clientes e façam ofertas condizentes com o que eles tendem a adquirir de você e de empresas similares, sem deixar de respeitar o ticket médio de cada compra que já foi realizada.

A equipe comercial se torna mais eficiente e conectada, além de poder se integrar com outros departamentos, como marketing, por exemplo.

O vendedor não precisa ficar acionando o setor de suporte ou marketing para coletar informações sobre os clientes. Ele pode consultar tudo através do sistema CRM e saber o que precisa. É uma grande economia de tempo.

Ele também pode imputar eventos para que outros colegas colaborem com uma negociação. Enfim, o sistema passa a ser uma ferramenta eficiente de comunicação interna.

O CRM é benéfico para todos

Os analistas de marketing podem buscar dados e cruzá-los para entender o comportamento do cliente, verificar quais são os produtos que têm mais aceitação, etc.

Logo, tendo dados sempre atualizados e fiéis, marketing e vendas podem fazer ações conjuntas de propaganda, eventos etc.

Um bom software de CRM também é uma ferramenta gerencial que dá ao líder do comercial insumos para verificar produtividade, força de venda, entre outros indicadores.

Em poucos cliques, é possível gerar relatórios do desempenho de cada vendedor ou da equipe como um todo.

E isso melhora o poder de decisão, ajuda a confeccionar planos de ação, estipular metas e cobrar resultados. Com um bom CRM, o gestor de vendas têm uma visão panorâmica da área onde quer que ele esteja. Sem precisar que os vendedores parem suas atividades para enviar relatórios.

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