Avaliação de Segurança – qual a importância para sua empresa?

Avaliação de segurança

Realizar uma avaliação de segurança periódica é algo indispensável para uma empresa hoje. Essa avaliação demonstra o nível de segurança da sua empresa, mas não apenas. É também responsável por identificar brechas que podem levar à verdadeiros desastres corporativos, como vazamentos de dados e grandes consequências financeiras. Por isso, a avaliação de segurança deve ser levada a sério, visto que possibilita a criação de medidas estratégicas para a segurança organizacional.

Todo cuidado é pouco quando falamos de dados sensíveis sobre clientes, projetos, colaboradores e parceiros. É preciso ter segurança máxima.Afinal, estamos falando de dados e informações muito sensíveis sobre seus colaboradores, projetos, trabalho e clientes. A segurança disso tudo deve ser a prioridade máxima para qualquer negócio.

É necessário prevenir-se contra as falhas de segurança, que podem surgir a qualquer momento e em decorrência de vários fatores. Com a avaliação de segurança, é possível ter uma visão holística sobre todos os processos, o que permite tomar decisões concretas para aumentar os níveis de segurança do negócio.

Como a avaliação de segurança funciona?

Ela depende de inúmeros fatores, incluindo o porte da empresa, os recursos que ela utiliza e sua infraestrutura tecnológica. O tamanho da empresa, os recursos utilizados, a infraestrutura são alguns deles.

Baseado nesses elementos e em vários outros, é possível determinar quais são os recursos mais críticos da empresa, bem como as possíveis ameaças a esses recursos. 

Os recursos de uma empresa geralmente incluem:

  • A rede;
  • Servidores;
  • Aplicações;
  • Data Center;
  • Ferramentas;
  • E outras mais.

Entender os riscos envolvidos no trabalho com o uso de cada uma dessas estruturas é fundamental para proteger sua empresa. Hackers e cibercriminosos estão cada vez mais criativos para encontrar brechas em tecnologias, processos e pessoas e, portanto, estão prontos para se aproveitar das vulnerabilidades do seu negócio, roubando informações e causando outros impactos negativos.

Quando realizar a Avaliação de Segurança?

A avaliação de segurança deve ser vista como um processo contínuo. Não basta realizar uma vez só e pensar que tudo está bem. Os riscos que devem ser mitigados não serão eliminados da noite para o dia, e demandam ações concretas o quanto antes.

A periodicidade da avaliação de segurança varia de empresa para empresa. Normalmente, é preciso realizar essa avaliação pelo menos duas vezes por ano. Negócios com recursos mais críticos podem demandar uma avaliação semanal, enquanto outras precisarão realizar os procedimentos em caráter mensal ou anual.

Quaisquer empresas que criam, armazenam e transmitem dados necessitam da avaliação de segurança. Esse processo permite a atualização constante das medidas preventivas e garante a integridade dos dados que passam pelo negócio, evitando vazamentos e complicações legais decorrentes do manuseio incorreto de dados sensíveis.