As aulas presenciais já foram autorizadas em algumas cidades do Brasil. Entretanto, o cenário ainda é de muita incerteza e preocupação. Para se adequar cada vez mais ao novo cenário educacional, as instituições de ensino têm buscado envolver a tecnologia no dia a dia, tanto na rotina de professores como na de estudantes. Nesse cenário, a adoção de um CRM Educacional pode ser um importante diferencial competitivo.
A ideia é facilitar a comunicação entre estudantes e instituição proporcionando um processo contínuo de relacionamento e fortalecendo a fidelização.
Você ainda não sabe muito bem o que é um CRM e como ele se mostra relevante na atração, captação e retenção de alunos? Então vem entender melhor sobre isso!
O que significa CRM?
Customer Relationship Manager, CRM significa, em português, gerenciador de relacionamento com o cliente.
Nada mais é que uma ferramenta que permite registrar informações de contato e gerenciar algumas ações para atingir níveis mais satisfatórios no relacionamento com os seus clientes.
Como ponte que interliga as necessidades do cliente às soluções oferecidas pelas empresas, o CRM faz toda a gestão de relacionamento entre as partes. Desde ligações que precisam ser feitas e e-mails enviados a agendamentos, todas as ações de atração e retenção podem ser gerenciadas pelo sistema, de forma automatizada.
O que é um CRM educacional?
No contexto educacional, o CRM funciona da mesma forma. A diferença vai ser o direcionamento que você vai dar à ferramenta.
Aliado ao sistema de gestão escolar, o sistema ajuda a controlar melhor o relacionamento tanto com os alunos, como quem demonstrou interesse pelo curso ou escola.
O funcionamento do CRM educacional é um ótimo preditivo, pois permite acompanhar a jornada do cliente e potencializar a conversão. Assim, é possível se planejar antecipadamente e tomar decisões estratégicas.
Como o software pode ajudar?
São três processos principais, considerados os pilares do bom desempenho do negócio, que o CRM pode auxiliar:
- Captação: possuir um cadastro atualizado de potenciais alunos interessados no seu curso faz toda a diferença. Esses dados também podem servir de apoio para o setor de marketing em ações on e off-line;
- Permanência ou retenção: o sistema auxilia no acompanhamento e controle, ajudando a diminuir o nível de evasão de estudantes.
- Fidelização: atendimento dinâmico e personalizado é ótimo aliado para fidelizar os alunos.
O que mais é possível fazer com um CRM educacional?
Um bom CRM educacional possibilita a realização de tarefas importantes como:
- Cadastro do nome e das informações de contato de clientes em potencial;
- Registro na turma ou curso de interesse;
- Indicação do momento do cliente na jornada de compra;
- Registro de atividades e anotação do que foi tratado em cada contato;
- Inscrição de interessados em eventos de divulgação;
- Gerenciamento de processo seletivo de alunos;
- Conclusão de matrícula através da ferramenta;
- Inserção de formulário de contato no site capaz de importar automaticamente os dados para o sistema;
Além disso, para maior aproveitamento do seu CRM educacional, é possível integrar a plataforma com outras ferramentas, como controle de ponto, faturamento, folha de pagamento, automação de marketing, gestão do negócio, entre outros.
Com a volta definitiva das aulas ou não, a flexibilização do modelo de ensino vai permanecer no nosso cotidiano de forma mais representativa do que era antes da pandemia. Por isso, é fundamental contar com ferramentas que auxiliem no processo de gestão de aulas e alunos.
Com o CRM educacional, a gestão do aluno cadastrado no sistema é mais fácil e personalizada. Afinal, é possível identificar suas maiores dificuldades nas aulas, sugerir reforço e dar uma atenção especial! Vale a pena se diferenciar no mercado, não é mesmo?