Gestão de TI além da tecnologia – o poder da educação

power Bi 1024x507 - RGM Tecnologia da Informação

Tópicos do artigo

O que é Business intelligence – BI?   

Primeiramente iremos definir o termo Business intelligence, que surgiu na década de 80, quando as empresas precisaram se organizar um pouco mais, para poder conseguir as informações necessárias com maior velocidade. 

Esse processo, que ficou conhecido por BI, tem por objetivo coletar, tratar e organizar todos os dados da empresa para que, dessa forma, os resultados e as informações sejam entregues da maneira desejada. 

Tudo isso é realizado em um único software. O grande objetivo do Business intelligence é ter uma fácil interpretação de grandes volumes de dados. Através desse processo conseguimos entregar a informação certa, para a pessoa certa, no momento certo, garantindo, assim, melhores resultados.

O que é o Power BI?

O Microsoft Power BI é a ferramenta de Business Intelligence da Microsoft. Com ela é possível consolidar, tornar coerentes e visuais as informações que se encontram em diversas fontes, desde uma simples pasta de trabalho do Microsoft Excel, a arquivos localizados na nuvem.  

Essa ferramenta é uma coleção de serviços de software, aplicativos e conectores que trabalham juntos para transformar suas fontes de dados não relacionadas em informações coerentes, visualmente envolventes e interativas. Além disso, ela também possibilita o fácil acesso e compartilhamento dessas informações.

O Power BI pode ser usado de forma simples para pequenos trabalhos no Excel e banco de dados local, ou até mesmo para grandes e robustos trabalhos a nível empresarial. 

Com esta ferramenta é possível gerar uma visão de 360 graus com suas métricas mais importantes em um só lugar, atualizadas em tempo real.

Use quando, onde e como quiser

Um dos diversos diferenciais do Power BI, é a sua disponibilidade de utilização através de três formas diferentes que são:   Power BI Desktop, um aplicativo de área de trabalho do Microsoft Windows; Serviço do Power BI, um serviço SaaS online (Software como serviço); e Aplicativo móvel do Power BI, podendo ser acessado em telefones ou tablets com Windows, ou em dispositivos com os sistemas Apple iOS e Google Android.

Power BI é muito barato ou até mesmo grátis; Existem comunidades de Power BI, em que qualquer um pode se cadastrar, criar um tópico e/ou votar num tópico existente tirando dúvidas; Nessa ferramenta, é possível criar relatórios interativos e painéis personalizados; Os relatórios criados no Power BI podem ser exportados para o PowerPoint, o que facilita bastante se você gosta de usar essa ferramenta para apresentações em reuniões ou eventos semelhantes; Com o Power BI você consegue se conectar a uma página da Web através do seu link de acesso, importar os dados tabulados e criar indicadores mostrando os dados de forma muito mais prática.

Conte com a RGM para cuidar do seu TI!

Estamos aqui para te ajudar com sua gestão de TI. Unimos tecnologia de ponta, profissionais altamente qualificados e as soluções mais poderosas do mercado para entregar a você a conformidade e as ferramentas que você precisa para alcançar seus objetivos como empresa. Com nosso apoio, você terá maior integração nos negócios, poderá aumentar os níveis de produtividade, fortalecer a segurança da sua estrutura tecnológica e muito mais.

Quer ajuda para adequar sua empresa à LGPD?

Veja o que separamos sobre LGPD para você