Com o crescimento de casos da Covid-19 aumentando no Brasil, autoridades da saúde já afirmam que o Brasil está passando pela segunda onda da pandemia. Diante desse cenário de agravamento da situação, as clínicas médicas precisam planejar urgentemente as ações para se manterem estáveis durante essa nova fase da doença. Você está preparado?
Ainda não há como dizer o que essa onda do Coronavírus pode acarretar. Se as consequências vão ser semelhantes à primeira ou se vamos vivenciar um período mais longo e perigoso.
Entretanto, se no início tinham muitas questões desconhecidas, agora já temos um pouco de noção de como agir e como se preparar.
Por isso, separamos algumas informações importantes aqui. Confira!
Clinicas medicas devem se preparar para enfrentar a pandemia
Em um processo semelhante a conduzir uma avaliação de risco ao ingressar no mercado é preciso considerar o mesmo cenário de avaliação durante essa pandemia.
Não apenas pensando no agora como também em possíveis outras ondas ou novo fechamento das atividades não essenciais (que já está acontecendo em algumas cidades)
Portanto, é preciso ter em mente que as organizações poderão sofrer novas adaptações de acordo com as demandas deste novo cenário.
Veja algumas dicas para passar por esse período com mais tranquilidade.
Utilize um CRM na sua gestão
Customer Relationship Management (CRM) é uma ferramenta de Gestão de Relacionamento com o Cliente. Uma estratégia completa de gestão, comunicação e vendas, focada em agrupar informações dos clientes e suas principais necessidades para orientar as ações.
O CRM não somente auxilia nas operações, como deixa sua equipe livre para o que realmente importa: o atendimento personalizado ao cliente.
Veja algumas vantagens do CRM para clínicas médicas:
- Ajuda na fidelização dos pacientes;
- Melhora os resultados da clínica;
- Aumento das indicações da sua clínica;
- Informações completas sobre o seu paciente;
- Fortalecimento da sua clínica no mercado;
- Melhor direcionamento das estratégias de marketing;
- Redução dos custos operacionais.
Processos descomplicados
Descomplicar os processos dentro da clínica médica é um dos pilares para uma gestão eficiente. Isso envolve uma equipe bem alinhada e estruturada, com processos também bem definidos.
É importante que a empresa seja capaz de medir quanto tempo é dedicado para cada tarefa versus o tempo ideal para que ela seja realizada.
Para que isso aconteça, os colaboradores precisam conhecer as políticas de trabalho da empresa, as boas práticas para utilizar tecnologias e softwares, bem como o impacto do próprio trabalho.
Quanto mais os colaboradores conhecem seu próprio trabalho e o fluxo que o segue, mais eles podem aperfeiçoar as próprias capacidades para atender os requisitos do negócio.
Acompanhar isso de forma inteligente é fundamental, seja através de softwares de gestão e produtividade ou quaisquer soluções que facilitem o dia a dia no trabalho. Tudo depende do porte, do segmento e das necessidades da empresa.
Gestão financeira
A gestão financeira é um grande gargalo para muitas clínicas médicas. Por estarem com a agenda sempre apertada, alguns médicos acabam deixando essa tarefa de lado, o que gera falta de clareza sobre a situação da clínica.
Entretanto, o controle financeiro é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento.
E durante uma crise ela se torna o principal desafio, mas também um dos fatores mais importantes.
Especialmente nesse momento de pandemia, em um cenário de incertezas do mercado, é fundamental um bom gerenciamento das finanças.
Os eventos decorrentes da crise sanitária alarmante podem trazer sérias implicações financeiras, como redução no movimento de clientes, queda no faturamento, impossibilidade do comparecimento de funcionários, dentre outros problemas.
Portanto, atenção redobrada ao fluxo de caixa!
São três passos simples para tentar manter o equilíbrio da sua clínica médica durante esse momento de crise!