Afinal, o que é o Microsoft Dynamics 365?

Afinal, o que é o Microsoft Dynamics 365?

Quem nos responde a essa questão é o Analista de Desenvolvimento Eduardo Messias que, com grande experiência em Analise e Desenvolvimento em outras plataformas de ERP como o Microsoft Dynamics AX 2012,  nos mostrará a partir dessa edição, o que é a plataforma Dynamics 365, qual o futuro do Microsof Dynamics AX (agora não mais independente da plataforma), como se dá e como se dará o desenvolvimento do 365 e finalmente, como funciona o CRM dentro desse novo contexto.

O Dynamics 365 é a nova plataforma de negócios inteligente da Microsoft, que une as forças do CRM e do ERP em uma única aplicação e que atende os setores de venda, suporte, operações, financeiro, marketing e projetos, entre outros. É possível configurar os módulos que sua empresa precisa utilizar e ativá-los a partir do painel da sua conta Microsoft, na web.

iamg1

A plataforma também é expansível, ou seja,é possível instalar aplicativos construídos por parceiros para atender a uma demanda especifica de um setor não contemplado pelos módulos nativos. Também foram integradas à plataforma as ferramentas Flow, PowerApps e PowerBI, que auxiliam na criação de fluxos de trabalho, aplicativos e na construção de relatórios, respectivamente.

iamg2

O Dynamics CRM é uma poderosa ferramenta de gerenciamento da relação com seus clientes. Por ser uma ferramenta web, ficou fácil para a Microsoft  levá-la ao Azure e manter sua estrutura padrão, por isso é a primeira a integrar e já aparecer no mercado com o nome Dynamics 365. Quando se lê Dynamics 365 for Sales ou Dynamics 365 for Customer Services, pode-se interpretar que na verdade estamos falando da ferramenta de CRM da Microsoft, como se pode perceber nesse link.

 

iamg3

 

  • Figura 1. A documentação disponibilizada para o SDK do Dynamics 365 se aplica ao Dynamics CRM 2016

 

Durante os dois últimos anos o Dynamics AX7 (codinome Rainier) foi construído como uma ferramenta web para acompanhar não só o CRM mas o movimento da empresa como um todo. A versão 2012 do ERP já estava apta a ser implantada sobre a arquitetura do Microsoft Azure, na nuvem, porém somente nessa nova versão podemos perceber que, de fato, estamos falando de um ERP baseado em nuvem, modular, cuja disponibilidade pode ser muito alta e a personalização também. Para o nosso querido Dynamics Ax, cabe o módulo de operações da plataforma nova e seu novo nome será Dynamics 365 for Operations.

 

iamg4

 

É possível acessar o novo AX, ou Dynamics 365 for Operations através deste link, para ver a cara da nova versão do ERP.

Toda estrutura das ferramentas e o lugar de cada módulo vem sendo divulgado aos poucos pela Microsoft, portanto compreender todo o conceito ainda é parte do desafio de conhecer essa nova gama produtos da empresa.

Todavia, recentemente, foi divulgado o Roadmap da plataforma, que nos permite ver a evolução do trabalho da Microsoft na plataforma, afinal tamanha mudança não deve ocorrer da noite para o dia.
Teremos uma plataforma completamente integrada e, para ajudar os parceiros na sua personalização e extensão, também foi desenhada uma camada intermediária da qual será possível enviar e receber informações através das entidades comuns entre as ferramentas, que se denomina Common Data Model, ou CDM. Sua documentação está disponível neste link.

 

iamg5

  • Figura 2. Ilustração do papel do Common Data Model na nova arquitetura.

Para auxiliar no desenvolvimento de soluções para esse novo modo de trabalho que está sendo proposto, foi criada uma base de conhecimento nova, com novos materiais. Veja neste link os materiais de auxílio ao desenvolvimento para o módulo Dynamics 365 for Operations.
A plataforma Dynamics da Microsoft surgiu a pouco mais de uma década e vem amadurecendo desde então. A plataforma 365 foi criada recentemente, com o objetivo de levar para a nuvem sua principal suíte de ferramentas de produtividade, o Microsoft Office. Após a consolidação do Microsoft Azure, agora é a vez da gigante de Redmond investir em levar toda plataforma de negócios para sua grande nuvem. Os primeiros passos foram dados e o mercado agora deve se preparar para uma próxima onda.

 

iamg6

 

Figura 3. Imagem da página inicial do Microsoft Dynamics 365.

 

 

messias2

 

Eduardo Messias de Oliveira é atualmente Analista de Desenvolvimento na RGM Tecnologia e especializou-se em implantação de ERP e CRM.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comments are closed.