O que é ERP: Entrevista com Álvaro Leitão

O que é ERP: Entrevista com Álvaro Leitão

Álvaro Leitão é consultor de negócios da RGM. Trabalha com AX há três anos. Em uma entrevista para o blog, ele tira as principais dúvidas sobre ERP, AX e as possibilidades do produto.

Tudo de forma simples e de fácil entendimento.

Consultor de NegóciosO que é ERP?

Enterprise Resource Planning (ERP), seria o sistema central de gestão de negócios. ERP tem a função de alinhar processos a negócios a pessoas. Associar áreas como contas a pagar, contas a receber, produção etc. aliado ao nome de alguém com o processo que é feito nesse negócio.

O ERP permite que você tenha de forma centralizada todas as ações e interações. Eu consigo amarrar o que é um processo inicial, do início ao fim. Se eu tenho um fluxo de produção eu torno possível saber qual é o final desse fluxo, minha contabilização, meu processo de contas a receber finalizado, meu processo de contas a pagar finalizado, um processo de compra etc.

Através do ERP eu torno conhecido todos os fatos acontecidos: Da origem até o destino. Isso facilita todo o processo de gestão. Todo processo de gestão tem um lado contábil e um lado gerencial e eu consigo associá-los através do ERP.

Resumindo: O ERP é um sistema de gerenciamento.

 

O que é AX?

Por volta do ano 2000 a Microsoft decidiu entrar no mercado de ERP. A Microsoft observou que as empresas utilizavam os produtos da Microsoft (Word, Outlook, Excel etc.) em conjunto com plataformas de gestão de terceiros. Vendo uma boa potencialidade no mercado, a Microsoft adquiriu quatro grandes empresas do mercado (Great Plain, Solomon, Navision e Axapta…).

O Axapta foi escolhido como líder nessa concepção por ter mais de 20 anos no mercado e ser muito difundido na Europa. A Microsoft elegeu o melhor de cada um dos quatro produtos e escolheu o Microsoft Dynamics AX (Axapta) para ser a plataforma completa de solução.

Qual o diferencial do AX em relação aos concorrentes?

Se você tem um processo que não é encontrado no ERP, o AX possui uma facilidade dentro do próprio sistema para criar processos que possam atendê-los. A facilidade de adequação possibilita uma aderência rápida e precisa dos processos de negócio.

O principal diferencial em relação a SAP, Oracle, Totvs etc. É o fato do Microsoft Dynamics AX ser uma plataforma que consegue ter conexão com outros produtos. Se seu cliente utiliza um software específico para um processo de engenharia, por exemplo, é possível integrá-lo ao AX e acessar os dados direto da sua plataforma.

Outra vantagem é a integração com sistemas de concorrentes, por exemplo. A Microsoft sempre teve essa visão de misturar a concorrência com o próprio negócio.  A facilidade de integração possibilita, por exemplo, que empresas utilizem SAP na matriz e Microsoft Dynamics AX nas filiais de forma que os investimentos realizados nas filiais possam ser preservados sem prejuízo do fluxo de informações.

O que é CRM?

O CRM é uma plataforma de relacionamento com os clientes. Enquanto o AX cuida da parte fiscal e financeira, o CRM é a parte mais humana do sistema. Pelo CRM a empresa controla todo o relacionamento com o cliente (diálogo, e-mails, troca de informações, campanhas publicitárias etc.).

O ERP é uma plataforma de registro de negócios e o CRM é uma plataforma de registro de relacionamento (quem é o diretor, qual o contato com o RH, contabilidade, quando é o aniversário do principal executivo da empresa). São dados necessários para conhecer o histórico do cliente. Já o AX vai dar um histórico frio: quanto ele comprou? Quanto ele pagou? Pagou em dia?

O AX é uma ferramenta de fácil utilização? Quais são suas possibilidades?

A facilidade de uso do Microsoft Dynamics AX faz com que os usuários tenham uma curva de aprendizado muito menor em relação aos concorrentes. Quem conhece e sabe utilizar o Outlook consegue navegar facilmente no AX, pois é um produto com a mesma “cara”. Isso reduz muito os custos de implantação com o tempo de treinamento de usuários.

A facilidade de configuração das telas  possibilita aparência e funções customizadas. Isso é importante, pois agiliza o processo, uma vez que o usuário só tem as funções que ele precisa com um formato agradável.
É uma característica da Microsoft, dentro de sua gama de produtos, fazer com que um usuário tenha que clicar de duas a três vezes, no máximo, para obter a informação que ele precisa. No AX não é diferente.

O AX é indicado para que tipo de negócio?

Para empresas de serviço que utilizam o MS Project para controle de projetos, por exemplo. Com o AX é possível acompanhar o andamento, custo e faturamento do projeto em si. Isso só é possível porque o AX se integra rapidamente com qualquer produto Microsoft.

  • O AX possui várias verticais desenvolvidas que se adéquam muito bem para diversos segmentos da indústria e comércio.
  • O AX está em quase todos os cases de gestão de sucesso que você encontrar. O case mais famoso aqui no Brasil é a rede Cinemark. Da venda de pipoca e ingressos a manutenção do cinema, a empresa tem todo esse controle dentro do AX.

O processo de crescimento global e as demandas fiscais tem criado uma necessidade nas empresas de se organizar para manter competitividade. O AX organiza os controles, cria velocidade de na obtenção de informação e contribuindo desta forma na estratégia de crescimento dos negócios.

O Microsoft Dynamics AX é um produto que atende as necessidades das empresas brasileiras?

A Microsoft possui um grupo, composto por parceiros e por profissionais da Microsoft, que representa um comitê de localização do produto no Brasil. O grupo realiza discussões que viabilizam trabalhos de adequação para atender com velocidade as exigências legais acontecem aqui no Brasil.

Esse comitê permite que o AX acompanhe com maestria todas as demandas de premissas fiscais e alteração de legislação tributária. Essa estratégia coloca o AX de forma muito competitiva no mercado, pois, além disso, é um produto “enxuto”, rápido, fácil de processar e integrar.

  • É um produto seguro?

O AX é um sistema totalmente seguro, pois utiliza a plataforma de rede, mantendo toda a segurança determinada no AD (Active Director). Só é possível acessar o AX um usuário habilitado dentro dessa rede. O AX possibilita acessos externos através de smartphones ou tablets mantendo a mesma segurança estabelecida no domínio de rede.

  • Como uma empresa pode adquirir o AX?

Primeiro passo é buscar uma empresa capacitada e certificada pela Microsoft que possua o domínio do produto, dos processos de levantamento e de implementação.

  • Como desenvolver o projeto?

O processo de instalação se dá através de um trabalho conjunto de cliente/parceiro Microsoft utilizando uma metodologia de implementação garantindo ao final de cada fase, de que o projeto caminha conforme as necessidades pré-determinadas pelo cliente durante o levantamento. O resultado é justamente a melhoria de processos, controles mais acurados e conseqüente ganho de tempo na realização dos trabalhos e obtenção de resultados.

Quer uma solução personalizada para sua empresa? Entre em contato conosco e melhore o desempenho dos seus negócios.

Veja alguns de nossos cases!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...